Alcoometria
Alcoometria é a determinação do grau alcoólico das misturas de água e álcool etílico.
O titulo alcoométrico volumétrico de uma mistura de água e álcool é expresso pelo número de volume de etanol, à temperatura de 20 ºC, contido em 100 volumes desta mistura à mesma temperatura. É expresso em % (V/V).
O título alcoométrico ponderal é expresso pela relação entre a massa de etanol contida em uma mistura de água e etanol e a masa total desta. É expresso em % (p/p).
O álcool etílico contém, no mínimo, 95,1% (V/V), correspondendo a 92,55% (p/p), e, no máximo,
96,9% (V/V), correspondendo a 95,16% (p/p), de etanol (C 2 H 6 O) à 20 ºC, que pode ser observado na tabela alcoométrica.
DETERMINAÇÃO DO TÍTULO ALCOOMÉTRICO
O alcoômetro centesimal se destina à determinação do grau alcoólico das misturas de água e álcool, indicando somente a concentração do álcool em volume e é expresso pela sua unidade de medida, grau Gay-Lussac - ºG.L.
O instrumento que determina o grau alcoólico é um densímetro denominado alcoômetro e indica o volume de álcool etílico contido em 100 volumes de uma mistura feita exclusivamente de álcool etílico e água.
As determinações do alcoômetro são exatas somente para esta mistura, à temperatura de 20°C, na qual o instrumento foi graduado. Portanto, durante o ensaio existe a necessidade de se observar a temperatura dos líquidos.
PREPARO DE ÁLCOOL ETÍLICO DILUÍDO
Para a preparação do álcool diluído é facultado adotar tanto o critério volumétrico V/V (volume do etanol por volume da água), quanto o critério ponderal p/p (peso do etanol por peso da água).
Técnica de preparo do álcool diluído
Para obter o volume de álcool diluído no teor desejado, calcular a quantidade de álcool de partida a ser utilizado a partir desta fórmula:
Vp = Vd x T d
Tp
Onde:
V p = volume do álcool de partida a ser utilizado (ml)
V d = volume do álcool diluído desejado (ml)
T d = Teor alcoólico desejado (% V/V)
T p = Teor real