Estudante
Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto
Departamento de Física e Química
Alcoolmetria
1 Introdução
O álcool é um composto orgânico que apresenta ao menos um radical hidroxila (OH-) ligado diretamente a um carbono de sua cadeia. O álcool é vastamente empregado tanto na ind´stria química quanto na farmacêutica, fazendo parte da composição de produtos como: desinfetantes, anti-sépticos, própolis, xaropes, remédios homeopáticos, além das bebidas alcoólicas, do álcool comercial e dos combustíveis.
Como o álcool esta presente em diversas mercadorias, é importante que haja um controle do teor alcoólico de tais produtos pela própria indústria e também nas regulamentações da legislação.
O ALCOOMETRO
Para a determinação do grau alcoólico de misturas contendo água e álcool utiliza-se um aparelho chamado alcoômetro. Esse indica o número do volume de álcool etílico contido em cem volumes de solução de água de álcool etílico. Pela necessidade de ter apenas uma solução de água e álcool, bebidas alcoólicas como o vinho e a pinga, que contém diversas substâncias, como açúcares, devem passar pelo processo de destilação.
O alcoômetro é um densimetro especial, e sua escala de graduação é baseada sobre as densidades de mistura do etanol e água, determinados à temperatura de 15°C ou 20°C. Essa escala tem espaçamentos irregulares devido ao fato de ocorrer contração volumétrica da mistura hidro-alcoólica, e por esta contração variar de acordo com a proporção dos líquidos na solução. Para graus alcoólicos maiores, a escala é maior e , portanto, sua medida é mais precisa, sendo que o contrário ocorre para graus alcoólicos menores.
O alcoômetro mede a porcentagem alcoólica em °GL, ou seja, mede a quantidade em mililitros de álcool contida em 100 mililitros de mistura hidro-alcoólica.
Seu funcionamento é baseado no princípio de Arquimedes. Este anuncia que todo corpo mergulhado num fluido sofre ação, por