Biomedicina
(UNIBRASIL)
ALCOOMETRIA
CURITIBA
2012
ALCOOMETRIA
Relatório apresentado à disciplina de Métodos fisicos, como requisito parcial de avaliação.
Sob orientação da professor.
CURITIBA
2012
1.0 INTRODUÇÃO
A alcoometria consiste na determinação do grau alcoólico das misturas de água e álcool etílico. Esta graduação é feita a partir da leitura do densimetro de Gay Lussac, onde mostra o grau de álcool absoluto na mistura.
O alcoômetro centesimal se destina unicamente à determinação do grau alcoólico ou da força real das misturas de água e álcool. O instrumento é um densímetro especial que indica, imediatamente, o volume de álcool etílico contido em 100 volumes de uma mistura feita exclusivamente de álcool etílico e água. As indicações do alcoômetro são exatas somente para esta mistura e à temperatura de 15ºC, na qual o instrumento foi graduado. Se a temperatura durante o ensaio for inferior ou superior a 15ºC, torna se necessário ou trabalhar sempre a 15ºC ou fazer correções sobre as indicações do alcoômetro em função da temperatura (Tábua da Força Real dos Líquidos Espirituosos). (L.C.Q.Pq. - Laboratório de Controle de Qualidade e Pesquisa Ltda – Álcool Desinfetante)
O álcool pode ser bactericida, onde o álcool desnatura as proteínas das membranas e faz com que ocorra a entrada de água facilmente promovendo a lise da membrana. Ou pode ser também bacteriostático, onde o álcool inativa ou inibe o crescimento da bactéria, não eliminando-a.
A importância de se usar álcool 77°GL é pelo fato de ser bactericida, onde há a eliminação de bactérias, importante na área da saúde. (Apostila teórica – alcoometria)
O álcool é um liquido incolor, transparente, muito móvel e volátil; tem odor característico, agradável e sabor ardente. É inflamável, queimando com chama azulada não fuliginosa; muito higroscópico.
Adicionado de quantidades determinadas