A CONSTRUÇÃO ESTETICA DE FRIDA 2002 COMO OS QUADROS CONTAM SUA HISTÓRIA Artigo Versao Final
RESUMO
O presente estudo faz uma análise da construção do filme Frida (2002), dirigido pela diretora norte americana Julie Taymor e baseado no livro de Hayden Herrera, que narra a história de Frida Kahlo. Prthocura-se compreender o papel da obra artística da pintora na concepção visual e eixo criativo do enredo do filme, através de sua intertextualidade e significado simbólico que seus quadros trazem para a contextualização da trama.
Palavras Chaves: Julie Taymor; Frida Kahlo; filme.
ABSTRACT
The present study makes an analysis about construction of the film Frida (2002), directed by north American director Julie Taymor and based in the book of Hayden Herrera, that tells the history of Frida Kahlo. Trying to understanding the paper of artistic work of the painter in the visual conception and creative axis of movie story through its intertextuality and symbolic meaning that his paintings bring for the movie context.
Key Words: Julie Taymor; Frida Kahlo; movie
FRIDA: A BIOGRAFIA
Em 1983, foi lançada nos Estados Unidos a biografia considerada oficial de Frida Khalo, escrita pela historiadora de arte Hayden Herrera, o livro contém cerca de cem entrevistas entre elas, com o primeiro namorado de Frida, Alejandro Gomez Arías, sua sobrinha e amigos dela e Diego Rivera, trechos de diários e correspondências, além de revelar detalhes muito íntimos da vida de Frida principalmente sobre seu casamento e casos amorosos. Sendo historiadora de arte, Herrera teve o cuidado de entrelaçar de forma clara a vida e a obra, mesclando o “relato biográfico com análise da obra de Frida” (VICTOR, 2011).
Em entrevista a autora conta que a fama de Frida se espalhou no final dos anos 70, relacionada com a força do movimento feminista e a presença de pessoas “chicanas”, nos Estados Unidos. A própria Herrera diz que só conheceu Frida por volta de 1974, graças a um casal de amigos que lhe presenteou com um catálogo. Na