Resumo de paulo freire
Paulo Freire
O livro “A Importância do Ato de Ler” de Paulo Freire relata em diferentes momentos em que o ato de ler e aprender se deu em sua vida.
O livro é dividido em três artigos, o primeiro relata que o ato de ler, se vem devido à dinâmica do dia a dia, desde as primeiras experiências, que ninguém costuma dar a verdadeira importância. A primeira leitura não é da palavra e sim da capacidade de perceber sinais, as relações com as pessoas e com o mundo. O autor fala de como foi o primeiro contato com a leitura, no meio de arvores e animais em sua própria casa.
O segundo artigo fala da alfabetização de adultos e a pós-alfabetização, de como antigamente os educadores escondiam a realidade e como hoje a realidade está mais aberta aos leitores, dando uma visão mais critica.Fala como os professores não davam aos alunos, liberdade de expressar, opinar, de concordar ou discordar, daí vista a verdadeira necessidade de uma biblioteca popular, pra dar um lado mais critico aos leitores,para que entendam ao texto mostrando a riqueza da língua popular.
O terceiro relata a alfabetização em São Tomé e Príncipe, onde coloca em questão o ensino através de cadernos populares, onde os educadores utilizam, para que todos conheçam a rica língua popular que utilizamos, mas nunca paramos para observar sua riqueza e a sabedoria que ela carrega que pode ser utilizada como método de ensino. Mostra de como a realidade pode nos ensinar melhor do que o estudo padronizado.
Concluindo, os três artigos se completam, um é o inicio da aprendizagem através de experiências existenciais, o segundo da formação critica do aluno através da utilização das bibliotecas populares e o ultimo para terminar, dá o exemplo de São Tomé e Príncipe, que utiliza a língua popular como um método de