Resumo Paulo Freire
Paulo Reglus Neves Freire (1921-1997) nasceu em Recife, numa família de classe média (Gerhardt, 1993), e desde cedo se interessou pela educação dos pobres.
Freire se graduou em direito e lecionou língua portuguesa em escolas secundárias de entre 1944 e 1945 e, simultaneamente, atuava como advogado sindical.
Durante toda sua vida participou de movimentos laicos da Igreja Católica, embora sempre mantivesse uma simpatia pelos ideais marxistas.
Dentre as diversas atividades de Freire, destaca-se a participação no Movimento de Cultura Popular (MCP) criado pelo prefeito de Recife, Miguel Arraes, em 1960. Foi nessa experiência que muitas de suas idéias e convicções se formaram (Gerhardt, 1993).
O presente trabalho é baseado no livro “Pedagogia do Oprimido” (Freire, 2007) que Freire escreveu em 1968 quando estava refugiado no Chile.
Trata-se de um livro dedicado aos “esfarrapados do mundo”, mostra a opressão contida na sociedade e no universo educativo, em especial na educação/alfabetização de adultos. A opressão é apresentada como problema crônico social, visto que as camadas menos favorecidas são oprimidas e terminam por aceitar o que lhes é imposto, devido à falta de conscientização, sem buscar realmente a chamada Pedagogia da Libertação.
Por tratar-se de um livro essencialmente ideológico e filosófico, é muito complicado definir claramente uma “teoria” por trás das palavras de Freire. Caberá a cada leitor usar os preceitos que ele apresenta.
Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência política.
Um pouco do livro.
O livro mostra a opressão contida na sociedade e no universo educativo, em especial na educação/alfabetização de adultos. A opressão é apresentada como problema crônico social, visto que as camadas menos favorecidas são oprimidas e terminam por aceitar o que lhes é imposto, devido à falta de conscientização.
A libertação é um “parto”, pois a