Resumo Paulo Freire
CURSO DE PSICOLOGIA
VIRGÍNIA KELLY PORDEUS PEREIRA
RESUMO: ABORDAGEM SOCIOCULTURAL PAULO FREIRE
João Pessoa
2015
VIRGÍNIA KELLY PORDEUS PEREIRA
RESUMO: ABORDAGEM SOCIOCULTURAL PAULO FREIRE
Resumo apresentado a Professora Alexmara de Barros Medeiros que ministra a disciplina Psicologia Escolar I referente à parte nota do 3º estágio do P6 B do Curso de Psicologia do Centro Universitário de João Pessoa.
João Pessoa
2015
ABORDAGEM SOCIOCULTURAL
Paulo Freire foi educador, pedagogista filósofo brasileiro. É patrono da educação do Brasil.
A abordagem sociocultural surgiu num contexto pós-segunda guerra mundial ligada a problemática da democratização da cultura. Para Paulo, o homem é o sujeito da educação, evidenciando uma tendência interacionista, sendo ele sujeito-objeto, onde a elaboração e o desenvolvimento do conhecimento estão ligados ao processo de conscientização. Aos olhos de Freire, o homem toma consciência de que pode participar ativamente da historia, e que pode transformar a realidade, provocando e criando condições para que se desenvolva uma atitude de reflexão crítica.
A educação em sua plenitude, não estrita a escola em si e nem em um processo de formalização. Caso a escola seja considerada, deve ser ela um local onde seja possível um crescimento mútuo, no processo de conscientização, o que implica uma escola diferente da que se tem atualmente.
PROFESSOR-ALUNO
Essa relação é horizontal e não imposta. Para que o processo educacional seja real, é necessário que o educador se torne educando e este por sua vez se torne educador. Assim criará condições para que a consciência ingênua seja superada e que estes possam perceber as contradições da sociedade e grupos em que vivem.