Administração
ANA RITA DAMASCENO GONÇALVES
GÊNERO E RAÇA NO UNIVERSO FEMININO
SALVADOR
2009
UNIJORGE
ANA RITA DAMASCENO GONÇALVES
GÊNERO E RAÇA NO UNIVERSO FEMININO
Trabalho apresentado como pré-requisito parcial para aprovação na disciplina Estudos Culturais, curso Sup. de Tecnologia em Processos Gerenciais do Centro Universitário Unijorge, sob a orientação do (a) professor (a) Liliam Aquino, turma SEG003NA11, turno noturno.
Salvador
2009
INTRODUÇÃO
GÊNERO E RAÇA NO UNIVERSO FEMININO
Este trabalho acadêmico foi desenvolvido com a finalidade de retratar um dos maiores problemas social do nosso país, a desigualdade contra as mulheres.
A desigualdade entre homens e mulheres é flagrante e segue recriando-se de diferente maneira: na diferença de salário ante um trabalho de igual valor, no fenômeno da violência contra as mulheres, na existência de estudos e empregos que estão ocupados maioritária ou minoritariamente por um sexo, etc.
Acabar com a exclusão social e conseguir a participação de todo tipo de pessoas na vida social, política, cultural e econômica deveria ser um dos principais objetivos da sociedade democrática em que nos encontramos. No entanto, a realidade social nos mostra que ainda fica muito trabalho por fazer e as mais prejudicadas ainda são as mulheres.
Podemos começar nossa reflexão discutindo por que as questões relativas às mulheres são tratadas sob o termo de gênero. O termo gênero foi um conceito construído socialmente buscando compreender as relações estabelecidas entre os homens e as mulheres, os papéis que cada um assume na sociedade e as relações de poder estabelecidas entre eles.
A luta da mulher na sociedade surge da sua necessidade de se firmar, deixar de ser reprodutora e subordinada e se transformar, ao longo do tempo, numa mulher independente.
Muitas mulheres criaram a sua independência pessoal e financeira. Não