Comportamento organizacional tecnologia em gestão de rh
Comportamento Organizacional é uma ferramenta para lidar com a complexidade das situações buscando a eficiência e a eficácia.
Apesar da proximidade das palavras, possuem significados diferentes e independentes. Eficiência está para obter bons produtos com economia e eficácia é o que será preciso fazer para alcançar os objetivos.
Para o sucesso da gestão e organização é preciso aliar eficiência e eficácia.
Gestão e organização não se confundem em conceitos, mas devem estar interligadas, atreladas aos mesmos valores.
A preparação dos gestores e um grupo de alto desempenho é um dos fatores determinantes para o sucesso organizacional.
É necessário a capacidade de aceitação e desenvolvimento de mudanças para garantir-se no mercado.
CAPÍTULO 1
Comportamento Organizacional
Conceituando, seria uma avaliação profunda do ser humano, buscando explicações a fim de prever e controlá-lo. É um estudo realizado em diversas disciplinas, como psicologia, administração, sociologia, dentre outras disciplinas, voltada para quatro tipos de comportamento: produtividade, absenteísmo, rotatividades e cidadania Organizacional. Com estes quatro tópicos, a organização ganha um aumento de produtividade e qualidade, paralelamente a melhoria das habilidades humanas.
Há forte valorização das motivações, treinamento, satisfação com a organização, liderança.
Respondendo à globalização, é importante aprender a trabalhar com a diversidade da força de trabalho: sexo dos trabalhadores, raça, etnia, cultura. Com respeito ao ser humano e prática do comportamento organizacional, é inevitável o fortalecimento dos funcionários, da equipe, da gestão e, por tanto, da organização.
Valorização do estímulo à inovação e a mudança. Encorajam esta atitude a fim de expressar a competitividade. Com habilidade, faz-se necessário também o estímulo do funcionário para que seja criativo e principalmente para aceitação ou tolerância