Fichamento de citação - livro: relações sociais e serviço social no brasil
p. 29-69.
“Para situar o significado da profissão de Serviço Social no processo de reprodução das relações sociais, faz-se necessário, inicialmente, procurar apreender o movimento no qual e através do qual se engendram e se renovam as relações sociais que peculiarizam a formação social capitalista.” (p. 29).
“Para produzir e reproduzir os meios de vida e de produção, os homens estabelecem determinados vínculos e relações mútuas, dentro e por intermédio dos quais exercem uma ação transformadora da natureza, ou seja, realizam a produção.” (p.29 – 30).
“O processo capitalista de produção expressa, portanto, uma maneira historicamente determinada de os homens produzirem e reproduzirem as condições materiais da existência humana e as relações sociais através das quais levam a efeito a produção.” ( p.30).
“[...] produção social [...] trata [...] de relações sociais entre pessoas, entre classes sociais que personificam determinadas categorias econômicas.” (p.30)
“[...] o capital é a relação social determinante que dá a dinâmica e a inteligibilidade de todo o processo da vida social.” (p.30).
“O capital se expressa através de mercadorias [...] e dinheiro.” (p.31)
“A reificação do capital é, [...] a forma mistificada em que a relação social do capital aparece na superfície da sociedade.” (p.31).
“O Capital se expressa sob a forma de mercadorias: meios de produção [...] e meios de vida necessários à reprodução da Força de Trabalho.” (p.32).
“As mercadorias são objetos úteis, produtos de um trabalho de qualidade específica [...], que atendem a necessidades sociais; como objetos úteis, de qualidades materiais diferenciadas, são valores de uso.” (p.32).
“Os produtos assumem,