Resumo de estudos do ensino fundamental - história
A transição da Idade Média para a Idade Moderna: Renascimento.
Aspectos politicos: Na epoca do renascimento, entre os seculos XIV e XVI, as cidades italianas estavam organizadas em cidades-estado independentes. Os lideres governavam as cidades e exerciam um rígido controle social, político e econômico, marginalizando as camadas populares.
O que é Renascimento? Renascimento é ‘nascer de novo’. Foi um movimento que buscou rever concepções de mundo que vigoravam até aquele momento. Teve início na Itália, e logo se espalhou por diferentes regiões da Europa. Nessa época o continente europeu estava passando por grandes transformações sociais, culturais, religiosas, científicas, econômicas e políticas. O termo Renascimento foi criado no século XVI para caracterizar uma época de ‘renovação’ em relação à Idade Média.
Períodos do Renascimento italiano O renascimento italiano costuma ser dividido em três principais períodos. São eles: Trecentro: período de transição entre valores medievais e os renascentistas. Quattrocentro: época de prosperidade econômica em algumas regiões da Itália que se reflete na arte renascentista como um todo. Cinquecento: época de crise econômica em várias regiões da Itália, devido à expansão marítima portuguesa e espanhola, que passaram a controlar o comércio de especiarias antes dominado por italianos e árabes. É nessa época que a arte renascentista italiana alcança seu esplendor. Época conhecida como Idade de Ouro do Renascimento.
O renascimento científico Durante o renascimento ocorreram grandes progressos em anatomia, medicina, astronomia e matemática. A prensa foi inventada e os livros se tornaram disponíveis para muitas pessoas. Foi a época de exploração do mundo e o início da ciência moderna. Nicolau Copérnico afirmou que a Terra girava em torno do sol. Exploradores navegaram pelos mares em busca de rotas comerciais para o