830 1598 1 PB
DO PROFESSOR
Artigo 011a - sess„oprofessor_315-326.p65
315
29/8/2005, 14:15
316
Artigo 011a - sess„oprofessor_315-326.p65
A proposta triangular de arte: resumo das pesquisas
Maria Cristina Monteiro
316
29/8/2005, 14:15
A PROPOST
A TRIANGULAR
PROPOSTA
DE AR
TE
ARTE
TE:: resumo das pesquisas maria Cristina monteiro1
A proposta de inserção das artes no currículo veio marcada pelas discussões que antecederam os Parâmetros Curriculares Nacionais, discussões essas que ressaltavam o tripé da proposta triangular, compreendendo três etapas do processo artístico: a produção (criação), apreciação (fruição) e a contextualização (reflexão). Por conseguinte, o fazer artístico deve ser acompanhado pela capacidade de leitura da obra de arte, e a contextualização pode ser a mediação entre a história, a sociologia, a política, a antropologia etc. num encadeamento necessário e indissociado.
A Metodologia Triangular surgiu a partir das idéias desenvolvidas por Ana Mae
Barbosa em seu livro A imagem no ensino da Arte (1991):
Nos anos sessenta, Richard Hamilton, com a ajuda de artistas professores como Richard Smith, Joe Tilson e Eduardo Paolozzi, em Newcastle
University, lançava as bases teóricas-práticas do que hoje os americanos denominam DBAE, isto é Disciplined- Based-Art Education.
Essas bases propõem o ensino da arte mediante quatro disciplinas: produção, crítica, história da arte e estética. A autora opta, entre outras fontes, pelos trabalhos desenvolvidos nas Escuelas al Aire Libre, no México, que pretendia por meio do ensino da arte, levar a história dos padrões estéticos da arte mexicana, evidenciando a história, o fazer artístico e a cidadania, com o objetivo de resgatar a consciência cultural e política do povo.
1
Mestranda em Educação da Universidade do Vale do Itajaí e professora de
Arte-Educação. E-MAIL: mcris@redel.com.br Na Inglaterra entre 1972 e 1973, dois congressos, “Art History, Criticism and The
Teacher” na Universidade de Manchester e outro