Resumo de BPM
Disciplina: Automação de Processos
Professora: Maurício Botelho
Aluno: Gustavo Isensee
Resumo feito sobre o artigo: Afinal, o que é Business Process Management (BPM)? Um novo conceito para um novo contexto.
Introdução
O Business Process Management (BPM) possibilita as organizações alcançarem seus objetivos através da melhoria, gerenciamento e controle de seus processos de negócios essenciais. O BPM tem suas raízes e influencias a partir de conceitos e tecnologias das áreas de negócios e TI.
Modelos de maturidade e estrutura organizacionais
Os níveis de maturidade em que uma empresa se encontra em relação a sua orientação aos processos, contendo cinco estágios principais, desde o puramente orientado por funções até as organizações tipicamente voltadas a processos.
Nível 1 – inexistente de processos mapeados: se caracteriza pela falta de um modelo de gestão de processos, de maneira que as pessoas não são conscientes de que fazem parte de processos e comumente a carga de trabalho alocada para unidades de negócio envolve decisões sem nenhum tipo de embasamento nos processos inter-relacionados, nem uma visão global.
Nível 2 - Alguns processos mapeados: a empresa realiza um controle sobre áreas de negócio ou setores específicos. Existe um controle dos processos local e os funcionários de um setor realizam as atividades repetitivas de maneira consistente e padronizada.
Nível 3 – Maioria dos processos mapeados: expande a gestão do nível anterior para as inter-relações entre as áreas ou setores de negócio, melhores práticas realizadas localmente podem ser adotadas por toda a empresa em uma escala mais expandida. Há um processo de medição do desempenho dos processos e estes passar a ser gerenciados desde seu início até o final, com suas atividades realizadas entre setores diferentes da empresa. Todos os processos são mapeados, mas principalmente aqueles que representam maior importância para a