BPM na visão de negócio versus BPM na visão de TI
Resumo:
Neste trabalho é apresentado um breve resumo sobre o BPM mostrando alguns conceitos sobre o gerenciamento de processos de negócio e mostrando o BPM numa visão conceitos de negócio e também abordando a ligação e certa dependência que ele tem com a visão de TI e suas ferramentas que auxiliam e complementam o BPM.
Palavras-Chaves: BPM (Business Process Management)
Introdução.
O BPM começou a ganhar espaço nas grandes empresas no começo da década de 90 com a onda de implementação dos sistemas integrados de gestão (ERPs), estes sistemas contem um grande quantidade de regras de negócios e com a necessidade alinhar as regras de negócio com estes sistemas o BPM tem ganhado espaço dentro das organizações. O BPM é uma abordagem holística com objetivos bem definidos com a finalidade de desenvolver processos de negócio eficientes e eficazes sempre focando a melhoria continua dos processos.
O BPM como uma abordagem gerencial considera que todos os processos da organização devem ser continuamente melhorados para oferecer valor agregado a todas as partes interessadas.
Segundo o CBOK (2009) pesquisas realizadas afirmam que o gerenciamento de processos de negócio (BPM) esta evoluindo rapidamente como paradigma de gerenciamento dominante no século XXI. Um estudo realizado sobre BPM, de abril de 2005 descobriu que mais de 80% das principais organizações mundiais estavam fazendo uso das praticas de BPM e muitas delas em escala global. Um estudo de avaliação da APQC (American Productivity Quality Council) concluído em março de 2005 afirma que “BPM é a maneira como organizações com melhores praticas conduzem seus negócios”.
BPM na visão de negócio.
Na década de 80, organizações do mundo inteiro tinham como prioridade a Gestão pela Qualidade Total com práticas de melhoria contínua e nos anos 90 Michael Hammer defendeu as práticas de reengenharia que tiveram grande impacto dentro destas organizações onde