Gerencimento de processo de negócios
BPM – Business Process Management
Gerenciamento de Processo de Negócio
Daniel Malavazi de Oliveira RA 910118007
Introdução
Gerenciamento de Processos de Negócio (Business Process Management – B.P.M.) recebeu considerável atenção recentemente pelas comunidades de administração e ciências da computação.
Membros dessas comunidades são geralmente caracterizados pelos diferentes modos de ensino e interesses. Pessoas de administração de negócios estão interessadas em aperfeiçoar as operações da empresa, aumentar a satisfação do cliente, reduzir custos na realização de negócios, e estabelecer novos produtos e serviços a um custo baixo, são os aspectos mais importantes do ponto de vista administrativo.
Há duas comunidades da ciência da computação que estão interessadas em processos de negócio. Pesquisadores com experiência em métodos formais investigam a propriedade estrutural de processos, desde a época em que essas propriedades eram mostradas usando abstrações do mundo real. Usando essas abstrações, podem ser feitas interessantes observação das propriedades estruturais desses processos, na qual são muito úteis para a detecção das deficiências estruturais no mundo real.
A comunidade de software está interessada em prover sistemas de softwares robustos e escaláveis. Desde que os processos de negócios foram realizados dentro do terreno da tecnologia, a integração dos sistemas de informação existentes formam uma base muito importante para a sua realização técnica.
A intenção deste trabalho é prover um melhor entendimento dos conceitos e tecnologias do gerenciamento de processos de negócio e diminuir o espaço entre esses diferentes pontos de vista, afinal de contas TI e negócio devem ou deveriam atuar em conjunto para gerar valor ao negócio.
Motivação e Definição Gerenciamento de Processos de Negócio é baseado na observação de cada produto que uma empresa fornece para o mercado, é o resultado de um número de atividades