Pós-Graduado
Resumo
Um dos grandes desafios da adoção de BPM nas organizações é assegurar que os benefícios obtidos com a mobilização em busca de otimizações de processos não se constituam em iniciativas pontuais esquecidas ao longo do tempo, mas sim em uma sistemática perene melhoria contínua, este documento pontua os desafios que podem ser encarados na adoção do BPM e os principais papéis estratégicos de um escritório de processos para manter e semear a cultura de gestão por processos.
1. Introdução
O escritório de processos fortalece a visão por processos como o eixo central de uma lógica inovadora e sistematizada de se pensar a operação de uma empresa. O escritório de processos é um mecanismo que vem sendo adotado por muitas organizações com os objetivos de:
Institucionalizar as iniciativas de BPM dentro de uma organização.
Perenizar ao longo dos anos os benefícios gerados associados a: geração de excelência operacional, aumento da visibilidade para tomada de decisão gerencial e fomento a inovação.
2. Papéis centrais de um escritório de processos
2.1 - Institucionalizar BPM, criar um conjunto de soluções de gestão para o aumento da performance de uma organização.
Estabelecer um entendimento comum de que BPM se trata da criação de um ambiente cultural e tecnicamente propício à análise contínua e qualificada sobre como as atividades são executadas dentro da organização.
O BPM deve ser pensado como uma engrenagem organizacional para a mudança continua e melhoria de performance através de maneiras colaborativas, consistentes e sustentáveis.
2.2 - Gerar conveniência entre diversas iniciativas relacionadas a BPM.
Promover o alinhamento, governança e convergência de todas as iniciativas relacionadas a BPM (tanto no âmbito de gestão como no âmbito de automação), aumentando a sinergia, eficiência e retorno sobre o investimento realizado. Isso contribui para fortalecer a adoção