Escritório de Processos - Framework da ELO [resumo]
Matrícula: 1223157
Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Disciplina: Modelagem de Processos de Negócio
RESUMO - FRAMEWORK DO ESCRITÓRIO DE PROCESSOS
Um dos grandes desafios à implantação do BPM na organização é a certeza de que as ações realizadas vão ter continuidade ao longo do tempo e não apenas uma ação pontual. E para que exista um ações permanente inerentes ao BPM as organizações estão adotando o Escritório de Processo.
O artigo em pauta, descreve um framework desenvolvido pela empresa ELO para
Operações de um Escritório de Processos. O framework é dividido em 5 camadas:
Processos de gestão: Processos relativos à gestão das atividades e serviços do
Escritório de Processos.
Serviços Centrais: Principais serviços para uma abordagem estruturada de BPM que são usualmente de responsabilidade do Escritório de Processos ou apenas apoia a execução de um serviço de outra área da organização.
Tecnologias de BPM: Tecnologias que auxiliam a implementação de BPM.
Processos de Suporte: Apoio ao bom funcionamento do Escritório de
Processos.
Nesse framework, o Escritório de Processos possui 3 estágios de amadurecimento:
1. Difusor da Cultura de BPM: Entendimento comum de BPM como criação de um ambiente cultural e tecnicamente propício à análise contínua e qualificada. Ter o BPM como engrenagem organizacional para mudança contínua e melhoria de performance. 2. Gerador de Convergência em BPM: Este estágio promove o alinhamento, governança e convergência de todas as iniciativas relacionadas a BPM.
Fortaleza a adoção de iniciativas em BPM com boas práticas de gestão na organização. 3. Consultoria interna: Unidade de negócio que demandam aumento de produtividade, visibilidade e inovação organizacional. Nesse nível, o escritório de assegurar que adaptações e mudanças em processos estejam consistentes quando vistas de forma sistêmica e comparadas com a estratégia definida pelos
executivos.