relatoro fisica
Nesse relatório iremos abordar uma experiência de pressão nos fluidos segundo os princípios da Lei de Stevin.
INTRODUÇÃO Na primeira aula pratica da segunda etapa, o professor de física II, Msc Luciano, levou os alunos do segundo período de engenharia civil ao laboratório de física para ser realizada uma pratica que comprovasse o teorema de Stevin.
A TEORIA
A lei de Stevin diz que "A diferença entre as pressões de dois pontos de um fluido em equilíbrio é igual ao produto entre a densidade do fluido, a aceleração da gravidade e a diferença entre as profundidades dos pontos.”. Está relacionada às verificações que podemos fazer sobre a pressão atmosférica e a pressão nos líquidos, pois a pressão de um líquido independe da forma do recipiente, depende apenas da altura da coluna líquida. O EXPERIMENTAL
Para realizar a pratica foi utilizada uma mangueirinha transparente, uma seringa, uma régua, uma pisseta, água e óleo.
Foi colocado uma certa quantidade de água na mangueira em formato de “U” com o auxílio da pisseta, em seguida medimos a altura da água,obtendo o resultado de 13,5 cm de cada lado, em seguida adicionamos um pouco de óleo na ponta direita com a seringa aplicando uma determinada pressão. Então medimos novamente as alturas. Na ponta esquerda a água tinha subido para 16,5 cm de altura e na ponta direita tinha baixado para 13 cm de altura, o óleo não se misturou,ficou 4,0 cm acima da água da ponta direita dando um total de 17,0 cm de altura.
O CALCULO
Para calcular e comprovar a Lei de Stevin, igualamos a pressão no