Escritorio de Processo
Desafio para o Escritório de Processo.
Silvio Cristiano da Silva sivuca1@gmail.com RM45778
Resumo
Hoje, BPM é uma realidade e está sendo implementado em muitas corporações, o escritório de processo ganhando mas força apoiando a Governança de processo e a Governança SOA. Sendo assessorado por ferramentas como o BAM, BRMS, CEP, UDDI, ESB e BPEL. O artigo abaixo, tem foco em descrever a iniciativa do escritório de processo e suas dificuldades de implantação.
O que é escritório de processo?
O Escritório de processo é um departamento ou área responsável pela melhoria continua dos processos da empresa por implantar e disseminar a cultura do BPM na corporação, apoiar a analise de processo visando melhorias e o ROI.
Quais são os pré-requisitos - ou condições para sua execução?
Os Escritórios de processo precisa de um respaldo e um apoio da diretoria da corporação , já que por sua vez precisa criar e modificar algumas políticas e regras para a melhoria dos processos vigente. Esse é um trabalho árduo que necessita de muita manobras políticas, para poder excluir algumas interfaces que mantém gastos desnecessários para corporação e que tem um interesse individual. O que se escuta quando se fala em BPM:
As coisa sempre foi feita desse jeito pra que mudar?
Sempre usei minha planilha, tenho meu controle não preciso de novas tecnologias.
O BPM só nos traz custo, a empresa está faturando desse jeito.
Para evitar tais comentários é importante a disseminação da cultura e isso tem que ter um grande apoio da diretoria. A verdade que esse departamento é visto como um custo, por que depende da disseminação de cultura e o seu resultado vem a longo prazo, quebrando aos poucos os paradigmas existente na empresa. Mesmo a empresa tendo bom faturamento atual e investindo no BPM esse investimento é visto como custo desnecessário. Não tendo a visão de novas estratégias e tomadas de decisões. Os Escritório de processo