Escritorio de processos
Implementação de ERP com base em processos
1 Introdução
Este trabalho tem como objetivo analise do que significa a implementação de um ERP com base em processos.
2 O que é
ERP é abreviação de Enterprise Resource Planning e trata-se de um software que é usado com o objetivo de reunir em uma só base informações sobre todos os processos de uma empresa. Através de uma ferramenta dessas é possível controlar desde o chão de fabrica até a venda do produto final de uma organização gerando informações para acompanhamento, planejamento e fechamentos financeiros, fiscais e contábeis.
Existem muitos softwares disponíveis no mercado e entre eles podemos citar algumas ferramentas como SAP, Linx, Microssiga.
3 A implementação
Independente da ferramenta escolhida pela empresa, não focando nas questões de infraestrutura como hardware e redes, podemos dizer que um dos principais requisitos para uma implementação bem sucedida, é que a organização conheça muito bem seus processos e necessidades de controle.
Isso porque em muitos casos cria-se a visão de que uma ferramenta como essas é a solução para todos os problemas que a empresa enfrenta. Partindo dessa visão, fatalmente ao invés de solução se tornará mais um problema a ser solucionado. Um processo de aquisição, instalação, treinamento e operação assistida necessita de um grande investimento e muitas vezes é abandonado porque mal se conclui a implantação descobre-se que a “milagrosa” ferramenta não trouxe o retorno esperado.
Enquanto a Empresa não se conhece, não tem um controle de seus processos não conseguirá identificar qual o melhor software para lhe atender. E assim, ela tenta se adequar as funcionalidades oferecidas pelo bem adquirido, quando na verdade deveria ser uma adequação entre as duas partes envolvidas .
4 ERP e a organização
O ERP dentro de uma empresa se torna a principal ferramenta de uso pelos seus colaboradores. Com isso é possível chegar à dedução que deve ser