Gest O Por Processos
Manutenção/UFRJ.
Consultor de Engenharia de Manutenção e Confiabilidade
Ano 2014 – 2° Semestre – Material publicano no blog:
- brasilengenhariademanutencao.blogspot.com.br
Abordagem técnica sobre Gestão POR Processos
1ª Publicação – 18/08/2014
Gestão POR Processo - Definição de Processo
Olá amigos e leitores do Blog Engenharia de Manutenção no Brasil! Como escolhido por vocês, segue a primeira postagem sobre o assunto “Gestão POR Processos”.
O primeiro passo para compreender a Gestão POR Processo é entender o básico, e para isso, nossa primeira postagem será a uniformização da definição de Processo:
- O que seria ou quais as definições de Processo para a GESTÃO?
Na definição formal, Processo seria uma palavra de origem no latim “procedere”, um verbo que indica a ação de avançar, ir para frente (pro+cedere), significa também método, sistema, maneira de agir ou conjunto de medidas tomadas para se atingir um objetivo.
Para nós, é preciso mais do que a mera definição de dicionário. Para isso então segue uma sequência de definições que se enquadram melhor a realidade industrial e de gestão, seja qual for o ramo de atividade.
Joseph Moses Juran, ou J. M. Juran, por muitos considerado o guru ou pai da
Qualidade, definiu Processo em seu livro “Juran on Quality by Design: The New Steps for
Planning Quality Into Goods and Services”, Free Press, 1992, traduzido e lançado no mesmo ano no Brasil como “A Qualidade desde o projeto – Os novos passos para o planejamento da qualidade em produtos e serviços”, pela editora Cengage (conforme o ISBN 85-221-0756-4 da primeira edição), como:
Um processo é uma série sistemática de ações dirigidas à realização de uma meta.
1
Outro dos chamados gurus, H. James Harrington, no ano seguinte em seu livro
“Aperfeiçoando Processos Empresariais: Estratégia Revolucionária para o aperfeiçoamento da qualidade, da produtividade e da competitividade” da editora Makron