Gest o de Processos
São Paulo, 2014
INTRODUÇÃO
A Gestão de Processos visa à eficiência tornando assim a organização mais competitiva no mercado. Quanto mais gerenciados forem os seus processos, maior é o potencial para que eles tragam os benefícios e resultados planejados pela empresa.
Fluxo de analise de processos:
As constantes variáveis ambientais impactam diretamente na organização. Nesse momento, a empresa precisa identificar as possíveis ameaças que necessitam ser neutralizadas ou as oportunidades de negocio que devem ser aproveitada para o beneficio da organização.
Assim que identificada uma ameaça ou oportunidade, a empresa precisa tomar uma decisão rápida para direcionar a situação. Temos assim a mudança na estratégia adotada pela empresa e também de seus processos internos e funcionamento organizacional.
Para a melhoria desses processos é preciso:
Temos o conceito Kaizen, que significa melhoria continua. Esse conceito permite baixar os custos e melhorar a produtividade. O envolvimento de todos os colaboradores da empresa é essencial.
AS SEIS DIMENSÕES DE GESTÃO DE PROCESSOS
1. Processos
2. Modelo/Estrutura Organizacional
3. Normas, regulamentos e políticas
4. Força Humana
5. Layout (arranjo físico)
6. Tecnologia e Sistemas de Informação
1. PROCESSOS
Os processos estão presentes em toda empresa. Todos os departamentos estão correlacionados de alguma forma e precisam estar alinhados de forma que a atividade aconteça de forma que atenda a necessidade de todos.
Estes processos devem estar bem organizados, estruturados e racionalizados a fim de otimizar os recursos da organização. Quando isso não acontece, geram efeitos negativos. Entre eles: Existem seis etapas para a melhoria de processos:
a. Mapeamento dos processos: Conhecer a situação atual e entender como o processo e fluxo funcionam.
b. Modelagem do processo: Elaboração do fluxograma com o intuito de enxergar o processo como um todo.
c. Analise do processo: Identificar o