resumo de bioquímica
Faculdade de Ciências da Saúde
Curso de Licenciatura em Educação Física
BIOQUÍMICA APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA
Resumo 1- Bioquímica Básica
1° BIMESTRE
###########
R.A. ############
Presidente Prudente
##############
Introdução ao Metabolismo
Os organismos dependem do meio ambiente para obter energia e moléculas precursoras.
Os organismos são dependentes do meio ambiente, pois precisam de energia para manterem-se vivos e desempenhar suas funções biológicas. É de lá, do meio ambiente, que eles retiram energia de que precisam, oxidando as substâncias orgânicas e inorgânicas.
Todo organismo vivo possui um sistema estável de reações químicas e de processos físicos químicos mantidos fora do equilíbrio, que para mantê-lo nesse estado necessita de energia provida do meio ambiente.
Os organismos possuem uma espécie de reservatório, onde recebem e eliminam, e também suprem e perdem energia. Existem organismo fototróficos, que obtém energia que precisam da luz solar. E os quimiotróficos, oxidam substâncias do meio ambiente. Dentre eles, uns são capazes de oxidar substâncias inorgânicas e são chamados quimiolitróficos.
Os carboidratos, lipídios e as proteínas são nutrientes oxidáveis encontrados nos alimentos utilizados pelos seres humanos e ao serem oxidadas perdem prótons e elétrons.
A oxidação desses nutrientes leva a redução das enzimas que são oxidadas por O2, produzindo ATP.P (fosfato inorgânico).
Da junção desse composto, adenosina difosfato (ATP) e fosfato inorgânico (ATP.P) deriva a adenosina trifosfato (ATP), rico em energia e está pronto para ser usada em processos químicos, como, contração muscular, condução de estímulos nervoso e outros.
Mas para acionar a maioria das atividades celulares endergônicas, não é feita por hidrólise, apesar ser viável, mas a velocidade dessa reação é muito baixa e a energia liberada por essa seria dissipada em