Resumo Bioquimica
Água:
As Pontes de hidrogênio entre as moléculas de água fornecem as forças coesivas, as quais tornam a água um líquido á temperatura ambiente e fornecem um rígido ordenamento das moléculas que é típico da água cristalizada (gelo). As biomoléculas polares dissolvem-se facilmente na água porque podem substituir as interações água-água por interações água-soluto mais favoráveis energeticamente. Diferentemente das apolares que interferem nas ligações água-água mas não conseguem criar ligações água-soluto energeticamente favoráveis, tornando-as poucos solúveis em água.
A água possui P.F, P.E e calor de vaporização maiores que os de outros solventes comuns. Essas propriedades são consequência da atração das moléculas de água adjacentes gerando uma grande coesão interna.
O compartilhamento dos elétrons na molécula de água ocorre de maneira desigual devido a diferença de eletronegatividade dos átomos que a compõem, isso forma dipolos elétricos na molécula de água. O átomo de oxigênio possui uma carga elétrica negativa parcial (2ξ-), e cada H uma carga parcial positiva (ξ+). Como resultado, existe uma atração eletrostática entre o átomo de oxigênio de uma molécula com o átomo de hidrogênio de outra molécula o que é denominada de Ponte de Hidrogênio (PH). As PH são mais fracas que as ligações covalentes.
O arranjo quase tetraédrico dos orbitais ao redor do átomo de oxigênio permite a cada molécula de água formar PH com até quatro outras 4 moléculas de água vizinhas. Na água líquida as moléculas estão desorganizadas e em contínui movimento, de modo que, cada molécula se liga com cerca de outras 3,4 moléculas. No gelo, por outro lado, cada molécula está fixa em determinado espaço e forma pontes com 4 outras moléculas originando uma rede regular. O rompimento de certo número de pontes suficiente para desestabilizar a rede cristalina requer uma grande quantidade de energia térmica, o que contribui para o P.F relativamente alto da água.
Durante