resumo de ativo imobilizado
Guilherme Viana, Antônio Carlos Monteiro Junior, Pedro Henrique Medeiro Costa, Rafael Beira Faria, Thiago Soares dos Santos.
Escrito para apresentação na XII JORNADA CIENTÍFICA DA UNIVEL - 28 e 29 de outubro de 2014 – Univel – CPE – Cascavel-PR.
Introdução
Contabilidade é uma ciência que estuda cada parte do registro que afetam o patrimônio de uma entidade.
Objetivos
De acordo com o portal da contabilidade, bens imobilizados são formados pelo conjunto de bens e direitos necessários à manutenção das atividades da empresa, caracterizados por se apresentar na forma tangível
Metodologia
O texto será de uma forma transmissiva e de construção de valores, pois será uma apresentação expositiva, com explicações formais de contexto que façam o ativo ser expressamente mostrado em fatores da contabilidade, como exaustão, amortização e depreciação. Analise e Discussão
A depreciação é a redução de valor de bens corpóreos que integram o ativo permanente (geralmente o imobilizado), em decorrência de desgaste ou perda de utilidade pelo uso, ação da natureza ou antigo.
Gráfico azul mostra produção média do mês, o laranja a sua média móvel de 3 meses e em cinza a sua tendência. Até 2010 houve um crescimento constante. De lá para cá a coisa reverteu. A exaustão corresponde à perda de valor, decorrente da exploração de recursos minerais ou florestais ou de bens aplicados nessa exploração. É o reconhecimento do custo dos recursos naturais, durante o período em que os recursos são exauridos ou extraídos.
A amortização é a diminuição do valor dos bens intangíveis que integram o ativo permanente. Tem lugar quando o limitante da vida for o tempo, diferente da depreciação, que é pelo uso, tempo e antigo. O montante da acumulada não poderá ultrapassar o custo total de aquisição do bem ou direito, tal qual ocorre com a depreciação e a exaustão.
Considerações Finais
Cada uma dessas contas, à medida que uma empresa solicita, devem se encontrar