Direção dos testes - auditoria
2.2Direção dos Testes
2.2.1 Teste principal para superavaliação de uma conta do ativo e teste secundário para subavaliação de outra conta do ativo
Durante a auditoria da conta de ativo intangível, o auditor constatou que participações no capital social de outras sociedades foram debitadas indevidamente nessa conta, quando o correto seria o grupo de contas de investimentos. Como consequência, o ativo intangível (teste principal) estava superavaliado e investimentos (teste secundário) subavaliado.
2.2.2 Teste principal para superavaliação do ativo e teste secundário para superavaliação do passivo
Por ocasião da auditoria da conta de matéria-prima (grupo de estoques do ativo circulante), o auditor observou que uma compra realizada em janeiro de 20Xl foi contabilizada erroneamente em 20XO. Por conseguinte, a conta de matéria-prima (teste principal) e a conta de fornecedores a pagar (teste secundário) estavam superavaliadas.
2.2.3 Teste principal para superavaliação do ativo e teste secundário para subavaliação de despesa
Na auditoria da conta de máquinas e equipamentos (ativo imobilizado), o auditor verificou que foram capitalizadas (debitadas no ativo) peças de reposição, que, de acordo com os princípios contábeis, deveriam ser registradas como despesas do ano. Portanto, a conta de máquinas e equipamentos (teste principal) estava superavaliada e o grupo de despesas (teste secundário) subavaliado.
No Quadro 2.2, são demonstrados para as contas de ativo, passivo, despesa e receita os testes principais e os testes secundários. A seguir, apresentaremos exemplos das situações previstas no Quadro 2.2.
2.2.4 Teste principal para superavaliação do