Saude da Mulher
CENTRO UNIVERSITARIO ANHANGUERA BELENZINHO
SÃO PAULO – 2014
Estudo Dirigido Sobre Saúde da Mulher I
1- Dentre as razoes para que a consulta ginecológica de enfermagem possa acontecer estão aceitação da paciente, alguma queixa ou dores ou sintomas a esclarecer.
2- Não estar menstruada, abstinência sexual de no mínimo 2hs antes da coleta e nas 48 hs que antecedem o exame não usar cremes ou duchas vaginais.
3- O anticoncepcional oral, também conhecido como pílula anticoncepcional, é o método mais utilizado para evitar a gravidez, pois possui hormônios que são semelhantes àqueles produzidos pelos ovários, fazendo com que a ovulação não ocorra. Os tipos de anticoncepcional oral existentes são a pílula combinada, que contém estrogênio e progestogênio, e a minipílula, que apenas tem progestogênio. Algumas pílulas anticoncepcionais também podem ser usadas para diminuir os sintomas de TPM, reduzir o fluxo menstrual e regular o ciclo, sendo que a escolha do anticoncepcional deve ser feita com o ginecologista, de acordo com o perfil da mulher. Normalmente, o anticoncepcional oral não engorda. A desvantagem é que durante os primeiros tempos de uso da pílula anticoncepcional poderão ocorrer alguns efeitos adversos, como:
Náusea e vômito;
Dor de cabeça;
Aumento da sensibilidade da mama.
Estes efeitos são reações normais de adaptação do organismo a um novo ambiente hormonal e tende a diminuir com o passar dos meses e não previnem nenhuma doença infecto contagiosa apenas a gravidez indesejada; Há o DIU que é uma sigla para “dispositivo intrauterino”, um método contraceptivo reversível utilizado por mais de 16 milhões de mulheres em todo o mundo.
O DIU é um artefato de polietileno, com ou sem adição de substâncias metálicas ou hormonais, que exerce efeito anticonceptivo quando colocado dentro da cavidade uterina de uma mulher. Existem basicamente duas categorias:
DIUs não