Auditoria de imobilizados
Compartilhe este trabalho
More Sharing Services 0
Autor: Maria Alves Vicente Andrade
Instituição: UNEMAT- MT
Tema: Auditoria
AUDITORIA DO IMOBILIZADO
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo um estudo bibliográfico da auditoria no Ativo Permanente. Os bens do ativo permanente representam uma parcela significativa do ativo da empresa, sendo utilizados na manutenção das atividades e não destinados à venda, possuem vida prolongada na empresa.
O ativo imobilizado é apresentado no balanço patrimonial no grupo do ativo permanente. Como procedimento normal de auditoria, todas as contas relacionadas com o ativo imobilizado devem ser consideradas por ocasião de sua auditoria. Essas contas representam: custos; depreciação acumulada corrigida; despesa de manutenção e reparos; valor de venda de bens do ativo imobilizado; valor contábil de bens do ativo imobilizado; valor contábil de bens do ativo imobilizado baixados; reserva de reavaliação e etc.
Para tanto temos a pretensão de desenvolver um trabalho que abranja os aspectos de controle do Imobilizado, os principais procedimentos e um exemplo de programa de auditoria do imobilizado.
I CONTROLE DO IMOBILIZADO
O objetivo básico do exame do imobilizado é assegurar-se de que o custo corrigido desses bens não representa superavaliação e de que as depreciações acumuladas não estão subavaliadas; constatar a existência, posse e propriedade dos bens, bem como a existência, ou não de ônus e, caso exista, sua natureza e extensão; examinar a adequação de contabilização dos custos, correção e depreciação dos bens, sua classificação contábil, consideradas a natureza, vida útil e utilização dos mesmos; e estudar e avaliar o controle existente para os bens do imobilizado.
Na área do Imobilizado o auditor deve dedicar algum tempo à revisão dos controles internos existentes na empresa, para avaliar sua eficiência.
O auditor deverá verificar se existe sistema de autorizações para compras que evidencie, além do