Auditoria ao imobilizado
Este trabalho tem por objetivo um estudo bibliográfico da auditoria ao Imobilizado. Os bens do imobilizado representam uma parcela significativa do ativo da empresa, sendo utilizados na manutenção das atividades e não destinados à venda, possuem vida prolongada.
Como procedimento normal de auditoria,todas as contas relacionadas com o ativo imobilizado devem ser consideradas por ocasião de sua auditoria. Essas contas representam: custos; depreciação acumulada corrigida; despesa de manutenção ereparos; valor de venda de bens do ativo imobilizado; valor contábil de bens do ativo imobilizado; valor contábil de bens do ativo imobilizado baixados.
Para tanto temos apretensão de desenvolver um trabalho que abranja os aspectos de controle do Imobilizado, os principais procedimentos e alguns exemplo de auditoria do imobilizado.
O trabalho encontra-se estruturado da seguinte forma:
- Introdução
- Desenvolvimento e
- Conclusão
Resumo
O activo Imobilizado é uma conta patrimonial responsável pelo registo dos bens destinado à manutenção das actividades económicas da entidade. É composta de bens como: máquinas, equipamentos, terrenos, prédios, edificações, veículos e outros. Pertence ao grupo do activo Não Circulante, subgrupo activo permanente e tem sua natureza devedora.
O imobilizado de uma empresa geralmente representa um percentual significativo em relação o activo total, por isso é fundamental que este grupo seja auditado, pois estes bens mensalmente são depreciados e muitas vezes são baixados ou alienados.
O objectivo do trabalho de auditoria é assegurar-se de que o custo corrigido desses bens não representa superavaliação e que as depreciações subavaliadas, bem como verificar a existência de bens.
A auditoria no imobilizado tem por finalidade a existência do bem em confronto com os registos contábeis, bem como averiguar se os registos foram efectuados de acordo com os princípios contabilísticos aceites.
Quanto à depreciações e amortizações a norma