Resumo e aplicação prática das normas de contabilidade para pmes
Docente: Cacilda Andrade
Discente: ..............................................................
Turma: 3T
Exercício (Prova Online): Resumo e Aplicação Prática das Seções 13, 16, 17, 20, 23, 26, 27, 28, 29 e 35 da IFRS PME
Resumo Seção 13 PME – Estoques
Esta seção determina as práticas para o reconhecimento e mensuração de estoques, considerando esses como ativos mantidos para venda no curso normal dos negócios, produzidos para venda ou consumidos no processo de produção ou na prestação de serviços.
Esta seção se aplica a todos os estoques, exceto: trabalho em execução decorrente de contratos de construção, incluindo contrato de serviços diretamente relacionados; instrumentos financeiros; ativos biológicos (atividade agrícola) e produção agrícola (à época da colheita).
Esta seção não é aplicável a mensuração de estoques mantidos por: produtores de produtos agrícolas e florestais, produto agrícola após a colheita; e minerais e produtos minerais; ou corretores de produtos e revendedores; na medida em que avaliam seus estoques pelo valor justo menos despesas para vender por meio do resultado.
Os estoques são mensurados pelo valor de custo ou valor realizável líquido, dos dois o menor.
O valor de custo inclui todos os custos de aquisição e de transformação, como também outros incorridos para trazer os estoques para sua localização e condição atuais. Nos custos de aquisição os descontos comerciais, abatimentos e outros itens similares são deduzidos na determinação dos custos de compra. Não se soma despesas com juros ao custo de aquisição. Já os custos de transformação incluem custos diretamente relacionados às unidades de produção e a alocação sistemática de custos indiretos de produção, tanto os que são e os que não são correlacionados com o volume de produção.
Um processo de produção pode resultar em mais do que um produto sendo produzido