Atps
INTRODUÇÃO
O termo “negociação” gera imediatamente nas pessoas o pensamento do “ganha-ganha”, negociar nada mais é que: “... Um processo de comunicação interativo, no qual duas ou mais partes buscam um acordo, durante uma transação, para atender a seus interesses”. (BERNABEU, Francisco). Negociar é a principal forma de tomada de decisões, pois através dela decidimos até as questões mais simples do cotidiano, como pedir desconto na compra de algo, por exemplo.
Obviamente que negociar no âmbito empresarial exige uma serie de requisitos, tais como: planejamento, conhecimento de com quem está se negociando, boa comunicação, entre outras habilidades. A capacidade de socialização também conta na hora de negociar, quanto mais sociável for mais chances tem de conquistar os objetivos, sempre respeitando o equilíbrio das necessidades alheias. O negociador deve estar sempre aberto ao dialogo, precisa sempre procurar preservar o respeito mutuo, manter o foco nos interesses e gerar novas possibilidades usando critérios plausíveis. O principal objetivo da negociação é obter com êxito aquilo que se deseja, atualmente os negociadores se preocupam não somente com o ganho deles próprios mas também com o da outra parte envolvida, por isso a comunicação é tão importante.
Outra peça fundamental é a preparação adequada para a negociação, essa pode proporcionar uma boa vantagem ao negociador, gera confiança e a negociação se dar em uma base sólida e concisa. É através do planejamento que parte todas as ações previstas para a negociação, pode-se formular os objetivos visando os propósitos futuros, a formulação destes devem ser baseada na analise do ambiente externo, pois não adianta planejar objetivos futuros que não serão desempenhados. Vale a pena lembrar que o planejamento na negociação é tão constante como as mudanças do mercado.
DESENVOLVIMENTO
É evidente que não basta apenas conduzir a negociação de acordo com os costumes da outra parte. Quando