Resumo de contabilidade
A importância deste artigo encontra em sua essência a necessidade de uma contabilidade harmonizada, de acordo com as normas internacionais estruturada de forma satisfatória para as micro e pequenas empresas, objetivando a informação clara e precisa aos usuários externos, no que se refere às demonstrações contábeis e melhor alcance dos recursos econômicos e financeiros, dentro do processo de obrigatoriedade se deve à Lei 11.638/07, que altera e revoga dispositivos da Lei 6.404/76 e 6.385/76 referentes às Sociedades por Ações (SAs). No entanto, muitas empresas que não tem a obrigatoriedade de seguir a publicação dos balanços a exemplo das Micros e Pequenas empresas seguem as S/As, pois sempre foram um referencial contábil no Brasil. A Lei nº 10.406/2002, conhecida como Novo Código Civil Brasileiro, exige a escrituração contábil em seu artigo 1.179, definindo a obrigatoriedade de um sistema contábil para o empresário e a sociedade empresaria, tendo livros de escrituração uniformes, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.
A contabilidade de uma empresa é fundamental para fornecer informações internas e externas e também para atender aos órgãos oficiais, inclusive à fiscalização.
Mudanças introduzidas pela Lei nº 11.638/07 se relacionam às posturas e formas de pensar contabilidade, às formas de escriturar e às formas de se levantar as demonstrações (B. NAVAES, 2010). Surgiu, então, a necessidade de um sistema que alcançasse a todos, permite-se a comparação dos resultados financeiros de empresas nacionais e estrangeiras.A ideia inicial de revisão da lei supra pela CVM, surgiu em um seminário promovido pela mesma com a participação de entidades públicas e privadas.
Com o resultado desta pesquisa, espera-se poder contribuir para uma maior percepção do que venha a ser uma contabilidade harmonizada, de acordo com as normas internacionais, estruturada de forma satisfatória