resumo contabilidade
Contabilidade é a ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas consequências na dinâmica financeira.
A contabilidade é uma ciência social, da mesma forma que a economia e a administração.
A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio.
Foi o pensamento do "futuro" que levou o homem aos primeiros registros a fim de que pudesse conhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo, de produção etc.
Com o surgimento das primeiras administrações particulares aparecia a necessidade de controle, que não poderia ser feito sem o devido registro, a fim de que se pudesse prestar conta da coisa administrada.
É importante lembrarmos que naquele tempo não havia o crédito, ou seja, ascompras, vendas e trocas eram à vista.
A Contabilidade, ciência que registra, resume e interpreta os fenômenos que afetam as situações financeiras, patrimoniais e econômicas de qualquer empresa, surgiu nos primórdios da civilização, na época em que os homens primitivos representavam seus patrimônios (rebanhos, metais e outros bens) por meio de desenhos e gravações.
A contabilidade foi evoluindo juntamente com os avanços matemáticos, como o conhecimento do zero levado à Europa pelos Árabes, o progresso tecnológico ocorrido na
China e a queda do sistema feudal possibilitando, assim o surgimento da contabilidade moderna.
O autor Leonardo Fibonacci, foi um dos maiores divulgadores do sistema numérico arábico.
O principal objetivo da contabilidade é fornecer informações estruturadas através de informes contábeis de qualidade e que permitam ao usuário tomar decisões gerenciais.
O objetivo central da contabilidade precisa ser a plena satisfação das necessidades de cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da