Deus e mais
Este domínio estende-se do sul do Brasil até o Estado da Paraíba (no nordeste), obtendo uma área total de aproximadamente 1.000.000 km².
É neste domínio que estão as duas maiores cidades brasileiras – São Paulo e Rio de Janeiro. Isto se deve a antiga constituição das duas cidades como centros econômicos, integradores, culturais e políticos. Foram muitos os resultados desse povoamento, como por exemplo, a maior concentração populacional do Brasil e a de melhor base econômica.
Localizado em grande parte da porção leste, o domínio dos mares morro é assim chamado por causa de sua forma, oriunda da erosão, gerada principalmente pela ação das chuvas.
Encontram-se na região a floresta tropical, Mata Atlântica ou mata de encosta, caracterizada pela presença de uma grande variedade de espécies, a planície litorânea, largamente devastada, onde ainda se destacam as dunas, os mangues e as praias, e serras elevadas, como a Serra do Mar, a Serra do Espinhaço e a Serra da Mantiqueira.
No litoral do Nordeste, encontra-se o solo de massapê, excelente para a prática agrícola, sendo historicamente ligado à monocultura latifundiária da cana-de-açúcar.
Vegetação: originariamente recoberto pela floresta latifoliada tropical (Mata Atlântica), hoje quase extinta. Espécies: pau-brasil, pau-rosa, cedro, peroba, ipê, jacarandá.
Relevo: acidentado, corresponde à unidade de relevo denominada Planaltos e Serras do Atlântico Leste e Sudeste. O aspecto característico da paisagem são as formas de relevo conhecidas como ‘meias-laranjas’ ou ‘mares de morro’, que são serras fortemente erodidas pelas chuvas. Predominam terrenos cristalinos, formados por granitos e gnaisses.
Clima: corresponde às areas de clima tropical mais úmido, devido à proximidade com o litoral. O clima quente e úmido, que os mares de morros possui faz com que esse domínio seja o mais problemático para as construções humanas, com chuvas abundantes, e relevo