resumo de contabilidade
Capitulo 1 A Evolução Histórica da Contabilidade
A contabilidade na época em que não existia moeda, escrita nem números. O homem na antiguidade não conhecia números, moedas, dinheiros e não sabia escrever. O homem prepara seu sustento que são as ovelhas e eles esperam a chegada do frio mesmo eles não sabendo meses e anos eles sabem que a neve está chegando pelas arvores, pelas folhas que ficam amareladas e caem no chão, conforme o frio ia se aproximando as arvores secavam, para eles era aviso que a neve estava chegando.
A contabilidade no inicio de tudo Quando a neve se aproximava eles protegiam suas ovelhas para a neve não matar elas. Assim como todo mundo ele queria saber seu lucro com as ovelhas quanto estava perdendo e quanto estava ganhando é ai que entra a Contabilidade o número, Uns dizem que a Contabilidade inicio a 4.000 antes de Cristo e outros dizem que foi 6.000 antes de Cristo. Como avaliar seu crescimento sendo que não existia números e nem escrita? O homem teve uma idéia de pegar pedrinhas e separa por cada cabeça que ai ele saberia quantas ovelhas ele tinha.
Um processo que se repete Finalmente a neve acabava e o sol voltava e as arvores voltava a ficar verde, e lá continuava o homem administrando suas ovelhas e protegendo dos caçadores, com o tempo ele ia percebendo que o seu negocio com as ovelhas estavam evoluindo. A lã de suas ovelhas que morriam era negociada em alguns equipamentos de caça e pesca.
E novamente voltava a neve e as folhas das arvores voltavam a ficar amareladas com a chegada da neve, aqui hoje em dia chamamos de Outono. Para o homem era tempo de fazer a provisão para sustentar suas riquezas no período da seca do inverno.
Resultado positivo – Lucro?
Ao comparar o conjunto de pedrinhas com o anterior, feito no inverno passado, o pastor constata que houve um excedente de pedrinhas e isso representava que ele tinha sido bem-sucedido naquele período então teve um