doença do couro cabeludo
Classificação : patologia mais comum do couro cabeludo, também conhecida como pitiríase simples, nada mais é do que a descamação esbranquiçada do tecido do couro cabeludo.
O fator desencadeante da caspa ainda não foi comprovado decididamente, mas já sabemos que transpiração, oleosidade excessiva, falta de higiene do couro cabeludo, dieta alimentar inadequada e stress (tensão nervosa) são alguns dos fortes aliados na propagação de bactérias e fungos do tipo Ptyroporum ovale, um microorganismo característico nas pessoas acometidas pelo problema.
É importante ressaltar que a caspa não é contagiosa, como algumas pessoas acreditam, e também pode surgir em crianças recém-nascidas, manifestando-se com uma crosta Láctea que formam várias outras e, bastante aderentes, devido ao androgênio materno ainda presente.
Quando o problema de caspa se intensifica, surge então a dermatite seborréica, mais conhecida como seborréia e que deixa a região atingida com inflamações e lesões avermelhadas.
Sintomas : descamação superficial do couro cabeludo formando pequenas particulas que se grudam nos fios do cabelo ou caem na roupa.
Lupus eritematoso crônico
Classificação : É uma doença auto-imune que afeta principalmente a pele e o couro cabeludo.
Sintomas : Ele aparece como manchas vermelhas e ásperas com queda de cabelo. A pele se afina e vasos sanguíneos (capilares) podem ser vistos nas lesões. A queda de cabelo é geralmente permanente por causa do processo de cicatrização (alopesia cicatrizial). A pele fica indolor e também assintomática. Outras áreas da pele podem ser afetadas como o rosto e as orelhas. Essas lesões são muitas vezes agravadas pelo sol.
Diagnóstico : Testes de laboratório e uma biópsia são necessários para confirmar o diagnóstico.
Tratamento : O lúpus eritematoso deve ser tratado imediatamente para evitar uma extensão do processo de cicatrização levando à perda permanente dos cabelos. Existem tratamentos eficazes para essa