alfabetizaçao
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
BAURU, 18 DE NOVEMBRO DE 2013.
Alfabetização
Compartilhando as informações dos integrantes do grupo, notamos que a alfabetização de fato é, uma etapa muito marcante na vida da criança. Tem-se que a maioria foi alfabetizado na 1ª série com a cartilha escolar e que antes dos 5 anos e de frequentar a escola, não houve alfabetização, acontecendo no final do pré-primário e início do ensino fundamental. Percebe-se também que, a interferência e iniciativa de algum adulto também é válida e eficaz nesse processo, levando em consideração que na 1ª série obtém-se o primeiro contato íntimo com a alfabetização e essa situação requer incentivo e ajuda de familiares e adultos ao redor.
No geral, têm-se boas recordações do processo de alfabetização, tendo em vista professoras competentes e atenciosas.
Estar alfabetizado é...
ir além de usar códigos, estar alfabetizado é saber das sentido na escrita, compreender textos e ter um bom repertório de habilidades e procedimentos. A criança, quando alfabetizada, compreende o alfabeto e tem a capacidade de ler e escrever sem a ajuda de outras pessoas. Além de dominar a leitura e a escrita, é preciso interpretar e problematizar qualquer que seja o assunto. Mais que isso, estar alfabetizado é conseguir acessar informações e utilizá-las com senso crítico, exprimir através da escrita, suas ideias. Em uma visão ampla, atualmente no Brasil encontram-se milhares de analfabetos funcionais, pessoas que sabem ler e escrever, porém são incapazes de saber o que leram ou o que aquilo quer dizer. O aluno alfabetizado não é o que sabe decodificar uma mensagem, mas sim aquele que compreende essa mensagem.
Portanto, estar alfabetizado não é saber juntas letras até formar sílabas, depois palavras e frases, é saber compreender, entender mensagem, repassar, reproduzir e comunicar.
Definindo os termos
Entende-se que decodificar é escrever em uma