transtorno de conduta
Alterações Baixa tolerância a frustrações: uma incapacidade em tolerar as dificuldades existenciais comuns a todas as pessoas que vivem em sociedade, uma falta de capacidade em lidar com os problemas do cotidiano ou com as situações onde as coisas não saem de acordo com o desejado. Conduta agressiva: que causa ameaça ou danos a outras pessoas e/ou animais;
Conduta não-agressiva: que causa perdas ou danos a propriedades;
Defraudação e/ou furto.
Violações habituais de regras
Transtorno Desafiador Opositivo: costuma ocorrer com crianças menores. Suas características principais são: comportamento desafiador, desobediente ou perturbador.
Transtornos Relacionados a Substâncias : incluem desde transtornos relacionados ao consumo de uma droga de abuso (inclusive álcool), aos efeitos colaterais de um medicamento e à exposição a toxinas.
Essa categoria de diagnóstico é classificado naquilo que chamamos de Transtornos de Comportamentos Disruptivos (TCDs), segundo o DSM.IV. Os TCDs englobam o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, o Transtorno Desafiador e Opositivo e o Transtorno de Conduta, propriamente dito, sob o código 312.8. Na CID.10 os Transtorno de Condutasão chamados de Distúrbios de Conduta e estão classificados como uma categoria isolada no código (veja) F91.
Tipos Com Início na Infância: aparece antes dos 10 anos. Os portadores são, em geral, do sexo masculino, freqüentemente demonstram agressividade física para com outros, têm relacionamentos perturbados com seus pais, irmãos e colegas. Com Início na Adolescência: Este tipo de Transtorno de Conduta, ao contrário do anterior, se caracteriza pela ausência de sinais característicos da conduta sociopática antes dos 10 anos de idade, esses indivíduos estão menos propensos a