Micrometro
O Micrômetro é o segundo instrumento mais utilizado em oficinas automotivas, é ainda mais preciso que o Paquímetro, sua resolução é de 0,001 milímetros. Pode-se realizar medições lineares, internas, externas e de profundidade, diferente do paquímetro universal, existem alguns tipos específicos de micrômetros, sendo o mais comum o micrômetro externo.
Tipos de Micrometro
- Micrômetro Externo(convencional);
- Micrômetro Interno(De haste, dois e três contatos.);
- Micrômetros de Aplicações Específicas: Profundidade, altura, arco profundo, cilindros, braile, engrenagens, perfis, tubos, com batente em V, rosca (com apalpadores intercambiáveis e com arames calibradores.)
Exemplo de medida externa: Ressalto(Came) do comando de válvulas.
Aplicações
- Medições externas;
- Medições de profundidade;
- Medição de altura;
- Medição interna: Dois contatos simples e com hastes longas, e três contatos;
- Medição de rosca: Micrômetro especial e comum três arames;
- Medição de fundos ou perfis;
- Medição de materiais flexíveis;
- Medição de dentes de engrenagens.
Principio do parafuso de medição
Embora o cálculo de suas medidas sejam semelhantes as do paquímetro, o micrômetro utiliza um principio diferente para medir. Neste caso a medição é realizada pelo deslocamento de um parafuso micrométrico no sentido longitudinal por uma rosca regulável, que realiza um movimento relativo de um passo a cada volta completa. A volta completa é subdividida pelos traços do tambor(O tambor está ligado ao parafuso.). No micrômetro esse movimento se traduz na variação da distância entre as duas superfícies de medição.
Propriedades
- Arco: Feito de aço forjado ou ferro fundido nodular, seu acabamento é com tinta protetora e isolante à corrosão, fixado no arco está o isolante térmico que é onde o micrômetro deve ser manuseado.
- Haste Móvel: É de fato o parafuso micrométrico, seu passo é normalmente de 0,5mm ou 1mm. Tanto haste móvel como a