Curso de Economia Solidária
APRESENTAÇÃO GERAL
O campo de projetos, no currículo de pedagogia da Faculdade de Educação na Universidade de Brasília, tem o propósito de qualificar educadores e pedagogos em diferentes espaços de atuação, de modo que favoreça a sua formação acadêmica com principios éticos.
Um dos projetos oferecidos ao currículo, desde 2003, tem sido o de Economia Solidária e Educação, que requer conhecer e praticar as metodologias de educação popular e desenvolver a pedagogia autogestionária em diferentes espaços de aprendizagens.
As atividades apresentadas nesse projeto têm como propósito apresentar o campo da Economia Solidária como movimento social e como política pública, de modo que permita o exercício da práxis pertinente à formação de pedagogos sociais e educadores em geral.
O conhecimento oferecido pela Economia Solidária pode oferecer os dispositivos necessários a uma pedagogia do engajamento, por meio da prática da educação popular com crianças, jovens, adultos e idosos, em ambientes de aprendizagem escolar e não escolar. A abordagem freiriana ação-reflexão-ação será desenvolvido ao longo do projeto. Nessa perspectiva, a metodologia desse espaço curricular requer três momentos concomitantes:
a) Formação teórica sobre os conceitos pertinentes ao campo da economia solidária e da educação popular, por meio de atividades presenciais em sala de aula e não presenciais pela plataforma modlee;
b) Formação empírica com acompanhamento de grupos populares;
c) Planejamento e replanejamento de ações desenvolvendo a práxis.
O campo da reflexão do projeto circunscreve-se aos estudos da Economia Solidária como movimento social e política pública, por meio do registro das experiências econômicas realizadas pelos participantres dessa nova economia, cujos documentos produzidos por seus atores sociais (empreendimentos econômicos solidários, gestores públicos e entidades de apoio