Transtorno de conduta
Características:
Consiste num padrão repetitivo e persistente de comportamento no qual são violados os direitos individuais dos outros ou normas ou regras sociais importantes próprias da idade. Esses comportamentos caem em quatro agrupamentos principais: conduta agressiva causadora ou com período de lesões corporais a outras pessoas ou a animais, conduta não agressiva que causa perdas ou danos ao patrimônio, defraudação ou furto e sérias violações de regras. Três comportamentos característicos devem estar presentes durante os últimos 12 meses, com presença de pelo menos um deles durante 6 meses.
O padrão de comportamento em geral está presente em uma variedade de contextos, tais como em casa, na escola ou na comunidade. Uma vez que os indivíduos com transtorno da conduta tendem a minimizar seus problemas de conduta, com freqüência é preciso recorrer a informantes adicionais. Entretanto, o conhecimento do informante acerca dos problemas de conduta da criança pode ser limitado por supervisão inadequada ou pelo fato de a criança não tê-los revelado.
As crianças ou adolescentes com este transtorno freqüentemente se comportam agressivamente e reagem agressivamente aos outros. Estes indivíduos podem exibir um comportamento de provocação, ameaça ou intimidação; iniciar lutas corporais freqüentes; fazer uso de arma que possa causar séria lesão corporal (ex: um bastão, tijolo, garrafa quebrada, faca ou arma de fogo); demonstrar crueldade física para com pessoas ou animais; roubar em confronto com a vitima; ou forçar alguém a manter atividade sexual consigo. A violência física pode assumir a forma de estupro, agressão ou, em casos raros, homicídio.
As crianças com o transtorno freqüente apresentam um padrão, iniciando-se antes dos 13 anos, de permanência fora de casa até tarde da noite, contrariando as proibições dos pais. Pode haver um padrão de fugas de casa durante