Dhcp linux
Com o aumento de número de hosts nas redes, precisamos ter uma maneira mais simplificada e eficaz de realizar a atribuição dos endereços IP aos mesmos para que possam se comunicar. O DHCP é um protocolo de rede de nível de aplicação que tem por objetivo fornecer automaticamente informações de endereçamento de rede, como endereço IP, máscara de sub-rede, gateway padrão, servidores de nome (DNS) e outras informações ao host que estiver sobre a autoridade do servidor executando a aplicação do DHCP.
O servidor DHCP mais usado no Linux é o ISC DHCP, desenvolvido pela Internet Systems Consortium, uma organização sem fins lucrativos dedicada a desenvolver serviços de infra-estrutura usados na Internet, incluindo o Bind e o NTPD. Podemos verificar a página com o código fonte que é a: http://www.isc.org/sw/dhcp/.
Nas distribuições derivadas do Debian, o pacote correspondente ao servidor DHCP se chama "dhcp3-server" e pode ser instalado via apt-get:
Instalação do pacote servidor DHCP
Vamos realizar a instalação do pacote do servidor DHCP. No Debian e derivados (como Ubuntu, Kubuntu etc) o pacote chama-se dhcp3-server. O 3 é o numero da versão do servidor DHCP. Podemos utilizar o aptitude ou o apt-get para fazer a instalação do mesmo. Devemos ter privilégios de root para realizar a instalação:
# aptitude install dhcp3-server ou # apt-get install dhcp3-server
O serviço de DHCP pode ser ativado ou desativado com os comandos abaixo. Ativando o serviço de DHCP:
# /etc/init.d/dhcp3-server start
Desativando o serviço de DHCP:
# /etc/init.d/dhcp3-server stop
O serviço de DHCP também pode ser reiniciado e também é possível visualizar o seu status, através dos seguintes comandos. Reiniciando o Serviço de DHCP é útil quando novas configurações são feitas, pois é necessário reiniciar o serviço para que as mesmas entrem em funcionamento:
# /etc/init.d/dhcp3-server restart
Verificando o status do serviço de DHCP:
#