Permeabilidade dos solos
TRABALHO 1 PERMEABILIDADE DOS SOLOS
PATRICIA SUÁREZ
INTRODUÇÃO
Propriedade que o solo apresenta de permitir o escoamento de água através dele. Todos os solos são mais ou menos permeáveis.
O conhecimento do valor da permeabilidade é muito importante em algumas obras de engenharia, principalmente, na estimativa da vazão que percolará através do maciço e da fundação de barragens de terra, em obras de drenagem, rebaixamento do nível d’água, adensamento, etc.
Os mais graves problemas de construção estão relacionados com a presença da água.
A permeabilidade dos solos esta relacionada com o índice de vazios, logo, com a sua porosidade. Quanto mais poroso for um solo (maior a dimensão dos poros), maior será o índice de vazios, por conseguinte, mais permeável.
ENSAIOS DE LABORATÓRIO
PERMEÂMETRO DE NÍVEL CONSTANTE (INDICADO PARA SOLOS PERMEÁVEIS: ARENOSOS)
O coeficiente ‘k’ é determinado medindo-se a quantidade de água, mantida a nível constante, que atravessa em um determinado tempo ‘t’ uma amostra de solo de seção ‘A’ e altura ‘L’ conhecidas. O volume de água ‘V’ que atravessa a amostra em um tempo ‘t’, é dado por:
PERMEÂMETRO DE NÍVEL VARIÁVEL (INDICADO PARA SOLOS FINOS: ARGILOSOS)
A descarga ‘V’ é medida na bureta de seção ‘a’. Durante certo intervalo de tempo dt o nível decresce de certo valor dh. dV = −a ⋅ dh → descarga através da bureta
O sinal negativo é devido ao ‘h’ que decresce quando o tempo cresce. E: a = área de seção transversal da bureta. dV= K. h/L . A . dt → descarga através da amostra.
ENSAIO DE ADENSAMENTO (EDOMÉTRICO)
O ensaio de adensamento tem por objetivo a determinação experimental das características do solo que interessam