Desenvolvimento de Sistemas
Resumo de Controle de Versão:
Os sistemas de controle de versões são responsáveis pela identificação de itens de configuração e devem permitir que eles evoluam de forma distribuída, concorrente e disciplinada. Isso é necessário para que as solicitações de alteração ocorram paralelamente e não comprometam o andamento do projeto. Existem muitos sistemas de controle de versões disponíveis e saber quais são as vantagens e desvantagens de cada um se torna, cada vez mais, uma tarefa complexa. Nessa pesquisa será abordado alguns aspectos sobre o Git.
Controle de Versão Git:
É um sistema que registra as mudanças feitas no arquivo ou um conjunto de arquivo ao longo do tempo de forma que conseguimos recuperar versão especificas.
Usamos o Controle de Versão para compartilhar arquivos versionados, para controlar as modificações feitas pela sua equipe facilitando a manutenção do seu código melhorando a qualidade do seu sistema e o trabalho em equipe naquele projeto.
Assim como no Subversion, a interoperabilidade do Git é um ponto forte da ferramenta. Estão disponíveis plug-ins para várias IDEs como o JGit e o EGit para o Eclipse, Git Extensions para o Visual Studio e NbGit para o NetBeans. O GIT possui uma boa documentação disponível.
Há vários livros disponíveis, inclusive on line e também são encontrados vários tutoriais, blogs e fóruns falando sobre a ferramenta. O próprio site oficial do GIT possui uma seção de documentação onde é possível encontrar uma referência com os principais comandos da ferramenta, um tutorial oficial com um ciclo básico de comandos passo a passo, um curso rápido de como utilizar o GIT com o Subversion, inclusive algumas considerações feitas nessa pesquisa foram baseadas através da documentação disponível no site.
Vantagens:
“Git” é um sistema rápido, com um design simples, conta com um suporte robusto a desenvolvimento não linear no qual você pode criar varias branch’s de forma rápida e fácil, sendo