resumo das teorias de Marx e Durkheim
Alguns conceitos fundamentais:
Visão da sociedade como um organismo , à semelhança de um organismo vivo, um todo integrado, onde cada parte desempenha uma função necessária ao equilíbrio do todo.
Função da escola: conservação da sociedade, tem por objeto superpor ao ser que somos ao nascer, individual e associal, um ser inteiramente novo.
Considera a divisão do trabalho um processo natural: nem todos somo feitos para refletir, e será preciso que haja sempre homens de sensibilidade e homens de ação. A diferença de aptidão, de caracteres hereditários e a própria diversidades das profissões acabam naturalmente produzindo educações diferentes.
A desigualdade é tomada como questão individual e não social.
Meritocracia: o indivíduo é responsável pelo seu fracasso e também pelo seu sucesso.
A divisão do trabalho é necessária ao equilíbrio da sociedade mantido pela solidariedade orgânica.
Determinismo social: desconhece a responsabilidade do social. A população de baixa renda incorpora e expressa, no seu universo de valores e significados essa visão, colocando em “Deus” ou no “destino” as razões de sua condição social.
Sua maior preocupação foi com a ordem social e também com a moral social ( consciência coletiva ) cuja função é manter a ordem.
Foi considerado um sociólogo conservador, pois acreditava na sociedade como ela é, não deseja mudanças sociais e sim algumas reformas.
MARX - TEORIA HISTÓRICO – CRÍTICA
Tudo que é criado é histórico. Se é histórico é relativo, não é absoluto.
Modo de produção: necessário a existência humana. É através dela que os homens estabelecem relações.
Sociedade capitalista: é caracterizada pela divisão social do trabalho e a apropriação dos resultados do trabalho por outro que não é o trabalhador ( mais-valia ).
Relações sociais : dominação, (há necessidade de donos) e exploração ( um tira do outro ).
Mais-valia: é o