Resenha Sociologia Classica
Instituto de linguagens
Departamento de comunicação social
Resenha
Sociologia Clássica: Durkheim, Weber e Marx. SELL, Carlos Eduardo. Itajaí: Vozes, 2001.
Um resumo de um resumo sobre a Sociologia Clássica
Por: Juliane Silva
Doutor em Sociologia Política, com pós-doutorado na Universidade de Heidelberg, Alemanha, pesquisador do CNPQ e professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Carlos Eduardo Sell, discorre de maneira muito didática em seu livro “Sociologia Clássica: Durkheim, Weber e Marx” sobre a importância destes sociólogos para a construção da ciência da sociologia.
Antes de abordar sobre o tema principal, que são as contribuições dos importantes sociólogos: Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx para a sociologia clássica, o autor faz uma envolvente apresentação, dirigindo-se muito diretamente ao leitor. Sell oferece em seu livro, um novo método de estudo, um esquema didático para estudar a teoria social clássica, e fez isso com louvor.
Seu método inclui a interpretação dos clássicos da sociologia a partir de três eixos fundamentais: 1. Suas contribuições teórico – metodológicas (teoria sociológica), 2. suas interpretações a respeito do surgimento e do caráter da sociedade moderna (teoria da modernidade), e 3. suas diferentes propostas políticas (Projeto político). O estabelecimento desses três eixos, no decorrer do livro, possibilita uma melhor compreensão e identificação das características de cada clássico. No final de cada capítulo, o autor propõe bibliografias referentes ao capítulo estudado para que o leitor possa se aprofundar no assunto caso se interesse.
No primeiro Capítulo, Carlos Sell faz uma introdução a sociologia, explicando sua origem no séc. XIX. Três acontecimentos são considerados fundamentais para a origem dessa ciência: O primeiro é de ordem econômica: a revolução industrial. O segundo é de ordem política: a revolução francesa, e o terceiro, de ordem cultural, são na verdade dois: