Sociologia
olivian barcelos campo dall’orto
produção textual
Sociologia
Cidade
2010
olivian barcelos campo dall’orto
produção textual
Sociologia
Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Sociologia.
Prof. Wilson Sanches
Colatina
2010
Silvia Maria de Araújo defende sobre a idéia de que o trabalho é o elemento essencial para a dar vida a sociedade. Ela utiliza as análises feitas por Weber, que valoriza o trabalho e o desenvolvimento capitalista, Durkheim, que diz que a divisão do trabalho social integra a sociedade, Marx, a divisão do trabalho gera desigualdade social. Mostra como o sistema taylorista-fordista trouxe ganhos para a produtividade e como a produção em massa da era fordista mudou o modo de vida. Como os trabalhadores conquistaram aos poucos seus direitos e como as crises econômicas levou a transição da economia. “A nova divisão internacional do trabalho reproduz as velhas assimetrias de poder” (Silvia Maria de Araújo, 2009).
RESENHA ACADÊMICA CRÍTICA
O livro “Sociologia, um olhar crítico” (São Paulo: Contexto), traz um capítulo intitulado “O trabalho para viver”, da autora Silvia Maria de Araújo, que apresenta de forma abrangente sobre o trabalho e sua trajetória na vida social através dos anos.
Essa parte específica do livro mostra como é a relaçao entre as pessoas e o trabalho, como uma atividade exercida por um indivíduo afeta a sociedade, conta também a história do trabalho nos outros tempos até hoje, como as crises afetam o trabalho, a ética no trabalho, as divisões de trabalho na sociologia clássica e a nova divisão internacional do trabalho.
Este capítulo contém 30 páginas e é dividido em 8 subcapítulos, cada um abordando diferentes temas sobre o trabalho e seus impactos na sociedade, o seu desenvolvimento e formas adquiridas ao longo dos anos.
O texto começa dizendo