o federalismo fichamento
A distribuição territorial do poder politico é o tema central do debate em torno do federalismo, já que no mundo contemporâneo, ainda há, conflitos políticos de caráter territorial, a tendência de fortalecimento no processo de divisão do poder no âmbito dos estados nacionais e por ultimo, o crescimento da disputa econômica entre unidades subnacionais estimulada pela globalização. O Estado Federal continua sendo uma forma muito chamativa de organização de estado, especialmente quando se trata de um pais extenso territorialmente ou constituído por unidades territoriais associadas a diferentes etnias. Assim sendo, o modelo federalista pretende garantir a unidade nacional e territorial, preservando as diversidades existentes entre os países membros.
Apesar de haver relatos em literaturas especializadas de experiências federalistas em outros períodos, pode-se dizer que o federalismo moderno estendeu-se a partir dos Estados Unidos da América , tendo como marco inicial a constituição federal elaborada entre mio e setembro de 1787, na Filadélfia.
Dois arranjos federais estiveram presentes no período posterior a declaração de independência dos Estados Unidos. O primeiro foi aprovado no congresso continental de 1777, aonde reunia treze estados norte-americanos em uma confederação. Esta estrutura adotada conferia ampla autonomia às unidades estaduais e um limitado papel a confederação, a qual tinha poucos meios para impor suas decisões aos estados e não podia se dirigir diretamente aos cidadãos. Em alguns anos seguintes, aumentaram o numero de opositores ao modelo em vigor,