Sociologia Resumo das Teorias De Marx , Émile Durkheim....
Para Émile Durkheim , as sociedade sempre prevalece sobre o individuo, impondo regras, normas e leis. Essas regras e leis impendem o individuo e pairam acima de todos, formando uma consciência coletiva. Para Durkheim , coloca a ênfase na coesão , integração da sociedade , ou seja , o fundamental da sociedade e a integração dos indivíduos nela .
Weber , tem como a sua preocupação central compreender o individuo e suas ações. Os indivíduos e suas ações são os elementos constitutivos da sociedade . Weber leva em conta como os indivíduos agem e levando em conta a maneira como eles orientam suas ações , agrupou as ações individuais em quatro grandes tipos, a saber :
Ação tradicional: Costume arraigado, a tradição familiar ou um hábito .
Ação Afetiva: Age afetivamente quem satisfaz suas necessidades , seus desejos , sejam de alegria , de gozo , de vingança, não importa. Importa apenas dar razão as paixões momentâneas.
Ação racional 1.0: Fundamenta-se em convicções , tais como o dever , a dignidade , beleza , sabedoria , piedade , qualquer que seja seu gênero , sem levar em conta as consequências possíveis.
Ação racional 2.0: Basicamente nesse tipo de ação o individuo pensa antes de agir em uma dada situação .
Para Weber , esses tipos de ação social não existem em estado puro , pois agem no cotidiano , mesclam vários tipos de ação social . Diferentemente do que defende Durkheim , as normas , os costumes e as regras sociais não são algo