Pensadores
KARL MARX
ÉMILE DURKHEIM
MAX WEBER
CENTRO UNIVERSITÁRIO CAPITAL - UNICAPITAL
SÃO PAULO
2012
ERIKA DA FONSECA
KARL MARX
ÉMILE DURKHEIM
MAX WEBER
Trabalho apresentado à disciplina de Sociologia, Ministrado pelo Professor Dr.
Euclídes Di Dário.
UNICAPITAL - SP
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 04 KARL MARX 05 ÉMILE DURKHEIM 07 MAX WEBER 09 CONCLUSÃO 12
BIBLIOGRAFIA.............................................................................................................13
INTRODUÇÃO
A Sociologia é o estudo da sociedade. É uma ciência social – termo que por vezes é seu sinônimo – que usa vários métodos de investigação empírica e de análise crítica para desenvolver e aperfeiçoar um campo teórico de conhecimentos sobre a atividade social humana, por vezes com o objetivo de aplicar este conhecimento na busca do bem-estar social.
Neste trabalho retrata-se o conceito sociológico dos principais sociólogos da História da Humanidade, Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber. Aprofundaremos o conhecimento sobre o conceito de sociedade e como todas as esferas da atividade humana são conformadas com a estrutura social e a ação do indivíduo.
Karl Heinrich Marx
(1818 – 1883)
Karl Marx nasceu em 5 de maio de 1818 em Trier (Alemanha) e faleceu em 14 de março de 1883 em Londres.
Socialista e Filósofo, cursou Filosofia, Direito e História nas Universidades de Bonn e Berlim e foi um dos seguidores das idéias de Hegel. Formou-se em Lena no ano de 1841.
O marxismo tem como base o materialismo e o socialismo científico, construindo uma teoria geral e o programa dos movimentos operários fazendo uma união entre a teoria e a prática.
Para os marxistas a principal idéia é abolir o conceito de que a filosofia é um instrumento especulativo da burguesia (teoria de idealismo) e fazer dessa filosofia uma transformação mundial em favor do proletariado (operários), usando o materialismo dialético e o materialismo histórico.
O